Consciência

Meditação 35 - Um homem mantém uma boa consciência em relação aos outros quando ele torna claro que é capaz de negar a si mesmo para fazer-lhes o bem. As consciências dos outros podem então pensar: “Tal homem merece meu bem estima mais ao meu bem do que ao próprio; ele não busca vantagem para si mesmo; ele vive de tal maneira que o mundo pode ver que ele sua sinceridade; ele fala o bem e então faz o bem em sua vida” Agora, se nosso cuidado for o de assim caminhar, nós nos faremos aprovados pelas consciências de toda a humanidade.

Meditação 36 – Uma vez que um particular julgamento venha sobre qualquer homem, presentemente sua consciência relembrará quais foram seus pecados cometidos desde o distante passado, e então este caminhar da consciência mostrará a ele que todos somos criaturas cheias do pecado.

Meditação 37 O homem natural trabalha para aquietar todas as inquietações da consciência através da sensualidade; os homens não têm o desejo de conhecer a si mesmos como realmente são; eles pertencem a mente do diabo, eles não serão atormentados antes de seu devido tempo; tais homens, quando sozinhos, tem medo de si mesmos.

Categories: ,

Leave a Reply