1509 - 1564 |
"...Para um sacerdote, cuja função era apaziguar a ira de Deus, socorrer os desventurados, restaurar os caídos, libertar os oprimidos, seu primordial e extremo requisito era demonstrar misericórdia e criar em nós tal senso de comunhão. Pois é muito raro que aqueles que sempre vivem afortunadamente simpatizem com os sofrimentos alheios (...)
O Filho de Deus não tinha necessidade de passar por alguma experiência a fim de conhecer pessoalmente a emoção da misericórdia. Entretanto, ele jamais nos teria persuadido de sua bondade e prontidão em socorrer-nos não fosse ele provado pelos nossos próprios infortúnios.
Fiel significa verdadeiro e justo. É o oposto de um impostor ou alguém que não cumpre o seu dever. A experiência de nosso infortúnio faz de Cristo Alguém tão pleno de compaixão, que o move a implorar o auxílio divino em nosso favor. Que mais podemos desejar? Para fazer expiação por nossos pecados ele se vestiu de nossa natureza, para que pudéssemos ter em nossa própria carne o preço de nossa reconciliação. Em uma palavra, para que pudesse nos levar consigo, para dentro dos Santos dos Santos de Deus em virtude de nossa comum natureza."...
João Calvino - Comentários em Hebreus - Editora Fiel - p.74-76
Leia gratuitamente na Biblioteca João Calvino
Leia gratuitamente na Biblioteca João Calvino
Categories:
Expiação,
João Calvino