1620-1665

...Muitos são ignorantes acerca dos diferentes caminhos e níveis com que Deus trabalha com Seu povo, e isso, assim, muito escurece seu conhecimento e reflete em seus atos concernentes aos interesses n’Ele. Essa ignorância consiste, principalmente, em três coisas:

1. Eles são ignorantes sobre os diferentes níveis e caminhos acerca do trabalho da lei, pelo qual Deus, ordinariamente, trata com os homens, e as diferentes maneiras com que o Senhor traz primeiramente as pessoas a Cristo. Eles não consideram que o carcereiro não foi guardado durante uma hora no cativeiro (At 16); que Paulo é mantido sob expectativa durante três dias (At 9); e Zaqueu em nenhum momento (Lc 19).

2. Eles são ignorantes, ao menos, quando não consideram quão diferentes são os níveis diferentes de santificação nos santos e aparências honráveis, mesmo diante de alguns homens, e os tristes defeitos em outros. Alguns são muito inocentes e mais livres de grosseiras revoltas, adornando suas profissões em muito, como Jó e Zacarias. Estes são considerados, "íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal" (Jó 1.8); "justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lc 1.6). Outros estão sujeitos a muitas grosserias e tristes males, como Salomão, Asa, etc.

3. Eles são ignorantes quanto às diferentes comunicações da face de Deus e expressões de Sua presença. Alguns andam muito na luz do semblante de Deus e estão em muito mais comunhão sensível com Ele, como Davi estava; outros são "os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" (Hb 2.15). 

Certamente a ignorância a respeito das diferentes maneiras com que Deus trabalha e trata com Seu povo, pode escurecer muito o conhecimento de seus interesses por Ele, enquanto comumente se limita o Senhor a uma maneira de agir, o que Ele mesmo não sustém, conforme temos demonstrado nos exemplos anteriores."...

William Guthrie - The Cristian´s Great InterestThe Banner of Truth Trust, pages 29-30


Categories: ,

Leave a Reply