1608 – 1680

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:6
Argumentos ou considerações para nos persuadir à oração secreta.
1° Os mais eminentes santos, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, tem aplicado a si mesmos à oração secreta.
Moisés esteve sozinho no Monte com Deus por quarenta dias e quarenta noites (Ex 34.28).
Abraão encheu sua boca com argumentos em oração secreta à Deus, para prevenir a desolação e destruição de Sodoma (Gn 18:22-32).
Isaque em Gn 24:63 “Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde”. A palavra hebraica para meditar também significa orar.
Também vemos Jacó em oração privada em Gn 32:24-28 “Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares”.
Davi diz no Salmo 55:16-17 “Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.
Daniel estava 3 vezes por dia em oração secreta. Dn 6:10 “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.
Jonas manteve a oração secreta mesmo dentro da barriga do grande peixe, sim, quando ele estava no ventre do inferno. (Jonas 2:1-2) “E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Elias orou debaixo de um zimbro. (1 Re 19:4) “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
Temos Ana orando em 1 Sm 1:13-15 “Porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.
(…)
Epafras era fervoroso em oração secreta. Cl 4:12-13 “Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis.
Cornélio se devotava à oração secreta. At 10:2,4 “Piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.

2° Considere que, quando Cristo estava na terra, Ele exercitou muito a si mesmo em oração privada.
Mt 14:23 “E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
Mc 1:35 “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.
Mc 6:46 “E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar.
Lc 5:16 “Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.
(…)
Pergunta: Mas por que nosso Senhor Jesus orava tanto em secreto? Por que Ele tão frequentemente ficava sozinho com Deus?
1° RespostaPara colocar uma elevada honra e valor sobre a oração privada.O homem natural está apto e pronto para colocar um baixo e indigno valor sobre a oração privada em seus pensamento. Mas Cristo, Se exercitando tão frequentemente nisso, colocou uma eterna honra e um inestimável valor sobre a oração secreta. Mas…
2° Resposta
Ele estava em oração secreta, e muitas vezes sozinho com Deus, para que Ele não fosse visto pelos homens, para evitar todos os “shows” e aparência de ostentação e aplauso popular.
3° RespostaPara evitar interrupções em Seus deveres.A oração em secreto não é uma pequena vantagem para uma séria e vívida execução de um dever privado. Distúrbios e interrupções externas são extinguidas pela oração privada. Os melhores cristãos estragam suas devoções particulares, quando essas se encontram com interrupções.
4° RespostaPara nos deixar um abençoado e gracioso exemplo.Cristo não estava sempre em público, ou sempre entre Sua família, mas Ele estava frequentemente sozinho com Seu Pai.
5° RepostasPara que Ele pudesse aprovar-Se, ao nosso entendimento e à nossa consciência, para Ser um Fiel Sumo Sacerdote.Hb 2:17 “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.“…
___________________________________________________________________
Thomas Brooks – The Privy Key of Heaven (A Discourse of Closet Prayer)
Fonte – Inova Estúdio Gráfico

Categories: ,

4 Responses so far.

Leave a Reply